Encoder Matrox Monarch HD

MHD/I

O Monarch HD da Matrox é um dispositivo de gravação e transmissão (streaming) com saída/entrada HDMI que pode transmitir eventos ao vivo e gravar versões mestre para pós-produção ou armazenamento ao mesmo tempo. As funções de transmissão e gravação são totalmente independentes uma da outra, portanto a qualidade da gravação não é afetada pela banda de transmissão, e os controles de gravação podem ser operados sem atrapalhar as operações de transmissão.

Ferramenta profissional para gravação e streaming de vídeo

A Matrox Monarch HD é uma pequena e prática ferramenta para gravação e streaming de vídeo, projetada para produtores de vídeo profissionais, que precisem, simultaneamente, fazer streaming de um evento ao vivo e gravar uma versão em qualidade de finalização para a edição pós-evento. Separando a tarefa da gravação e do streaming em uma única unidade integrada, a Matrox Monarch HD assegura que as Redes de Entrega de Conteúdo (CDNs) estejam focadas em entregar um vídeo de qualidade às suas audiências, enquanto você controla a qualidade do arquivo.

A partir de qualquer fonte de entrada HDMI, como uma câmera ou um switcher, o Matrox Monarch HD gera um streaming H.264-codificado, compatível com protocolos RTSP ou RTMP. Enquanto codifica o vídeo a taxas de bits adequadas para o streaming ao vivo, o Matrox Monarch HD grava, simultaneamente, um arquivo MP4 ou MOV de alta qualidade em um cartão SD, um drive USB, ou um drive mapeado na rede. O Matrox Monarch HD é controlado remotamente, por qualquer computador ou dispositivo móvel que contenha um navegador da web. Ver vídeo

Grava vídeos com qualidade de finalização enquanto faz streaming

Grava vídeos com qualidade de finalização enquanto faz streaming

Se vale a pena fazer o streaming de um evento, também vale a pena gravá-lo na melhor qualidade possível. Quanto melhor a qualidade da gravação, mais valor ela agregará ao ativo produzido pós-evento. Esse conteúdo pode ser entregue para a sua audiência na forma de arquivos VOD disponibilizados rapidamente ou como materiais de melhores momentos totalmente produzidos.

O Matrox Monarch HD suporta o compartilhamento do codificador H.264 entre os processos de gravação e de streaming, de modo que a qualidade de gravação e a largura de banda do upload sejam independentes uma da outra. Uma configuração típica permitirá ao usuário a gravação de um arquivo com qualidade máxima de 25 Mbps, simultaneamente a um streaming com taxa de bits de 5 Mbps. Como uma ferramenta de gravação ou de streaming dedicado, o Matrox Monarch HD pode fazer streaming a taxas de bits de até 20 Mbps ou gravar em taxas de bits tão altas quanto 30 Mbps.

A Matrox Monarch HD injeta vídeo da mais alta qualidade em cada bit, independentemente da fonte de entrada ou da taxa de bits desejada. A combinação do poder do codificador H.264 integrado com a alta qualidade do desentrelaçamento e dos mecanismos de escalonamento da Matrox, assegura resultados surpreendentes.

Pronta para editar e fazer upload com MP4 e MOV

Pronta para editar e fazer upload com MP4 e MOV

O Matrox Monarch HD possui a opção de gravação de vídeo H.264 de alta qualidade em arquivos MP4 ou MOV. Esses formatos oferecem versatilidade máxima para a utilização em qualquer aplicativo. Faça o upload de um arquivo para o seu próprio servidor da web ou para um CDN (Content Delivery Network) como o YouTube. Alternativamente, você pode importar o arquivo diretamente para a maioria das ferramentas de criação, sem a necessidade de transcodificação do arquivo.

Design prático e robusto

Poderoso e robusto, o Matrox Monarch HD oferece gravação e streaming ao simples toque de um botão, baixo consumo de energia, um conector de energia com trava, além de um design sem ventoinha. A saída HDMI do Matrox Monarch HD facilita o monitoramento do que você está gravando ou fazendo streaming, independente do sinal estar sendo recebido de uma câmera, de um switcher, de um conversor de sinais ou de um computador. Todos os oito canais de áudio embutido podem ser movimentados da entrada HDMI para a saída HDMI. Também estão disponíveis dois canais de entrada de áudio analógico com loopout, através de jacks estéreo de 1/8”. O design do Matrox Monarch HD permite que ele seja facilmente posicionado em uma mesa, assim como em um rack – até 3 unidades podem ser encaixadas em uma única bandeja de 1RU. Os controles de botões e armazenagem estão convenientemente localizados na parte frontal da unidade, enquanto que os conectores de entrada e saída e de energia são encontradas na parte traseira.

Suporte flexível para protocolos de streaming para Internet

Atinja facilmente a sua audiência

Esteja você fornecendo conteúdo ao vivo para servidores Flash ou Wowza, ou para qualquer uma das CDNs mais populares, o suporte para protocolos de streaming pela Internet flexível da Matrox Monarch HD pode realizar a tarefa. Seus úteis pré-ajustes de codificação lhe permitem selecionar a resolução mais apropriada, com base na largura de banda disponível. Os parâmetros desejados de streaming para codificação só precisam ser adicionados uma vez e salvos como um perfil único. Múltiplos perfis podem ser salvos se o dispositivo estiver sendo utilizado em ambientes diferentes. Cada perfil pode ser carregado instantaneamente sem a necessidade dos dados serem adicionados novamente.

Streaming e registrazione 

Sinais SDI de gravação e streaming

Profissionais de áudio e vídeo e engenheiros de broadcast frequentemente trabalham com sinais SDI de dispositivos como switchers, roteadores e câmeras, que não possuem saídas HDMI. O Matrox Monarch HD pode gravar e fazer o streaming desses sinais, utilizando oMatrox MC-100, um conversor duplo SDI para HDMI. Esse conversor aceita qualquer fonte HD-SDI ou 3G-SDI e a converte em um sinal HDMI que pode ser utilizado como uma fonte de sinal para o Monarch HD, desde que esteja em uma resolução suportada.

Grave em qualquer formato

Grave em qualquer formato

O Matrox Monarch HD lhe permite selecionar entre vários tipos de mídia de gravação. Utilize um cartão SD quando precisar de uma solução portátil e compacta, ou um drive USB para gravações longas. Alternadamente, um drive de sistema encontrado em um computador na rede pode ser extremamente útil se muitas pessoas precisarem acessar o material.

O Monarch HD oferece aos usuários a habilidade de criar arquivos separados durante a gravação. Isso é particularmente útil durante gravações longas. O usuário pode adicionar uma extensão de arquivo e o Monarch HD dividirá automaticamente a sua gravação em arquivos separados, trocando para um novo arquivo sem perder um único quadro. Quando carregados em uma timeline de um NLE sequencialmente, eles tocarão sem problemas e poderão ser exportados como um único arquivo contíguo.

Independentemente de como ou aonde você armazena o seu material, os controles de gravação podem ser executados sem afetar as operações de streaming. Arquivos de alta qualidade estarão disponíveis para criar ativos de vídeo que complementem o stream ao vivo, logo após o final do evento.

Pré-ajustes e Perfis para Configuração Simples

Pré-ajustes e Perfis para Configuração Simples

O firmware Monarch HD vem com certa quantidade de pré-ajustes de gravação e de streaming típicos que definem todos os parâmetros de codificação, incluindo resolução e taxa de bits. Sejam utilizados parâmetros customizados ou pré-definidos, eles só precisarão ser adicionados uma vez e salvos como um perfil único. Um perfil contém, não só parâmetros de codificação, mas também informações de destino, detalhando para onde o vídeo codificado está sendo enviado. Múltiplos perfis podem ser salvos se o dispositivo for utilizado em ambientes diferentes. Perfis de gravação e de streaming são salvos independentemente, permitindo que um usuário misture e combine perfis, dependendo de como o Monarch estiver sendo utilizado naquele momento. Cada perfil pode ser carregado instantaneamente, sem a necessidade dos dados serem adicionados novamente.

Commande et contrôle à distance

Controle e Comando Remoto

Uma simples página da web é tudo o que você precisa para aproveitar o poder da Matrox Monarch HD. Você pode controlar e configurar a ferramenta utilizando qualquer dispositivo da sua rede que suporte um aplicativo browser padrão.

Um único dispositivo Matrox Monarch HD pode atuar como mestre para vários dispositivos escravos. A partir de uma simples página da web você pode iniciar a gravação e/ou o streaming de até quatro dispositivos Matrox Monarch HD simultaneamente.

Monarch HD Dev Tools

Integre o Matrox Monarch HD ao seu próprio Aplicativo ou Ambiente de Rede

Network- ou desenvolvedores de plataformas de gerenciamento de vídeo baseado na nuvem, integradores de A/V e revendedores podem utilizar o Monarch HD Dev Tools, que inclui ferramentas de configuração automática e a Monarch HD Control API, para oferecer uma experiência de usuário personalizada, consistente e unificada. Usuários individuais não precisam interagir com o Monarch HD Command Center web IU, o que pode simplificar implantações administradas centralmente e a nível empresarial.

Ferramentas de configuração automática podem ser utilizadas para ajustar todas as configurações de destino e codificação, simplesmente carregando-se um arquivo de configuração formatado adequadamente. Por exemplo, CDNs especializadas e fornecedores de plataformas de vídeo que queiram oferecer uma experiência de usuário plug-in-play de renome, podem utilizar as ferramentas de configuração automática para oferecer aos seus clientes um procedimento de instalação muito simples. O cliente simplesmente insere um pendrive contendo o arquivo personalizado de configuração automática, inicializa o novo Monarch HD e está pronto para fazer o streaming com as configurações exatamente corretas. Da mesma maneira, administradores IT em ambientes educacionais e corporativos, com desenvolvimentos de várias unidades Monarch HD em uma rede, podem utilizar as ferramentas para gerenciar todas as unidades a partir de um único aplicativo ou portal. Isso pode ser feito automaticamente, definindo-se para cada Monarch HD uma página da web para os ajustes de configuração no momento da inicialização. Alternativamente, a tarefa de buscar os ajustes de configuração pode ser realizada manualmente, através do Monarch HD Command Center.

A Monarch HD Control API é uma API baseada em HTTP, que permite aos integradores de sistema criar o seu próprio software de controle, para iniciar, interromper, ajustar a taxa de bits do streaming e o seu destino, e obter o status de um dispositivo Monarch HD. O Monarch HD Command Center ou as ferramentas de configuração automática são utilizados inicialmente para configurar os dispositivos com parâmetros completos de streaming e gravação. Uma vez configuradas, as unidades podem ser controladas utilizando-se o aplicativo personalizado, os botões do dispositivo ou o Command Center.

Faça o download do guia de referência das ferramentas do Monarch HD DEV

Monarch HD Control API

Integração com Crestron

A Monarch HD Control API é o modo ideal de integrar a funcionalidade do Monarch HD a uma sala de aula, sala de reuniões ou qualquer outro espaço equipado com um sistema de controle Crestron. Usuários registrados do Monarch HD estão convidados a fazer o download de uma amostra do módulo SIMPL, feito para rodar nos Controladores de Room Media Crestron 2-Series® e 3-Series®. Registre-se agora

Instale em um rack

A Matrox oferece um Kit de Montagem opcional em rack do Monarch HD, um acessório ideal de gerenciamento de cabos e espaço, que permite ao usuário encaixar até três unidades do Monarch HD em um único espaço 1RU. Acesse Matrox Monarch HD Tech Specs para maiores informações.

Especificações Técnicas do Matrox Monarch HD

Entradas e Saídas
Entrada do video HDMIProgressivo
1920x1080 @ 60/59.94/50/30/29.97/25/24/23.98 Quadros por segundo
1280x720 @ 60/59.94/50 Quadros por segundo

Entrelaçado
1920x1080i 29.97/25 Quadros por segundo

O formato de entrada do vídeo é detectado automaticamente
Saída do video HDMIPass-through do sinal de entrada do vídeo. Atraso de 1 quadro, da entrada à saída
Entrada de ÁudioProcessa os primeiros dois canais de áudio embedded no sinal de entrada HDMI
Entrada de áudio estéreo analógico desbalanceado, via jack de 1/8” (3.5mm)
Nível da linha
Saída de ÁudioPass-through de todos os canais de áudio embedded no sinal HDMI
Saída de áudio estéreo analógico desbalanceado, via 1/8” (3.5mm) jack – pass-through da entrada
Nível da linha
Codificador de Vídeo H.264/MPEG-4 Part 10 (AVC)
ResoluçõesResoluções de codificação selecionáveis, 
variando de 128x128 a 1920x1080
Faixas de Taxas de DadosModo somente gravação: De 100 kbps a 30 Mbps
Modo somente streaming: De 100 kbps a 20 Mbps

Modo de Gravação e Streaming Independentes**:
      Gravação: De 100 kbps a 30 Mbps
      Streaming: De 100 kbps a 10 Mbps
     Taxa de bits combinada máxima total de 30 Mbps

**Observe que quando ambas as resoluções de gravação e streaming forem superiores a 1280x720 os parâmetros de codificação devem ser idênticos para ambos os processos. Configurações de gravação e de streaming completamente independentes estão disponíveis quando uma das duas resoluções for igual ou inferior a 1280x720.
Taxas de Codificação de QuadrosSão suportadas taxas de codificação de quadros que representem 1:1, ½ e ¼ das taxas de entrada dos quadros. 

Note que a taxa máxima de codificação de quadros é de 30 quadros por segundo, quando a resolução de entrada for de 1920 x 1080.
Perfis de CodificaçãoBaseline, Main e High
Controles de CodificaçãoSuporte aos Níveis 2.0, 3.0, 3.1, 4.0, 4.1
Tamanho do GOP e Estrutura
Suporte para taxa de bits variável
Controles de taxa de dados média/máx/mín.
Filtro deblocking
Codificador de Áudio MPEG-4 AAC
PadrãoAAC-LC
Frequência de amostragem32, 44.1 e 48 kHz, quando digitalizado de uma fonte analógica
Canais2 canais estéreo (E/D)
Taxas de BitsEntre 32 kbps e 256 kbps
Redimensionador
 Redimensionador e Desentrelaçador multi-tap 10 bits de alta qualidade.
Disponível nas operações de gravação e de streaming
Formato do arquivo de gravação
Tipo do ArquivoArquivos MP4 e MOV padrões de mercado, com dois canais de áudio AAC embutidos.
Duração das GravaçõesDuração máxima do arquivo de 300 minutos – independente do tipo de armazenamento utilizado. Uma ferramenta que divide os arquivos permite ao usuário gravar, continuamente, por longos períodos de tempo, definindo os tamanhos dos segmentos dos arquivos. O Monarch HD criará esses segmentos de arquivo sequenciais, através do curso da operação de gravação, sem perder um único quadro de vídeo. Os segmentos dos arquivos podem ter uma extensão entre 1 a 300 minutos.
Interfaces da rede
ConectorRJ45, fornecendo 10/100/1000 Base-T Ethernet, com endereçamento estático ou DHCP
ProtocolosRTMP, RTSP/RTP
Suporte IPv4 
Unicast e Multi Unicast (o número de clientes pode variar entre 3 e 10)
Interface do usuário
Controle baseado em computadorHTTP através de web browser PC ou Mac padrão, utilizando a Central de Comandos Matrox. A interface simplificada API Monarch HD Control também está disponível para que os programadores criem as suas próprias aplicações, para iniciar e encerrar o Monarch HD.
Interface físicaBotões tipo push buttons no dispositivo, para controle independente de START/STOP, no streaming e na gravação
Tipos de armazenamento para a gravação de arquivos
2 x USB 2.0Suporte para sistema de arquivos NTFS (3.1) e FAT32
O Monarch HD suporta a gravação em dispositivos USB3 a velocidades USB2. Note também que existe uma variação muito grande no desempenho dos pendrives (mesmo as versões USB3). Muitos são otimizados para operações de “leitura”, sendo que o Monarch HD requer capacidades sustentadas de “gravação”. Para melhores resultados, a Matrox recomenda o uso de drives USB alimentados. Se as mídias portáteis pequenas são necessárias, os cartões SD seriam mais adequados.
1 x SD card SlotSuporta cartões SD e SDHC. São suportados somente cartões SDXC formatados em NTFS. (A classe 10 é altamente recomendada).
Drive de RedeSuporte para gravar em pastas compartilhadas, em computadores encontrados em uma rede, utilizando os protocolos Windows Share (apropriados para o sistema Windows), assim como protocolos NFS (adequados para sistemas Mac e Linux).
Central de Comandos Matrox Web UI
Página de StatusFornece informações operacionais relevantes a respeito do status da unidade Monarch HD naquele momento, tais como: resolução e detecção do vídeo na entrada, estado e configuração da operação de streaming, estado e configuração da operação de gravação, condições de erro, etc.
Página de ControleOperações de gravação e de streaming iniciados aqui, incluindo operações de iniciar/parar sincronizadas. Múltiplos dispositivos Monarch podem ser sincronizados em uma topologia MASTER/SLAVE, permitindo assim operações de gravação e de streaming sincronizadas em múltiplas unidades, através de uma única interface.
Configurações de GravaçãoA configuração dos parâmetros da gravação é realizada de acordo com essa página. Algumas pré-configurações estão incluídas, sendo que essas são selecionadas com base no uso dos ativos gravados no pós-evento. Se o arquivo for carregado para propósitos VOD, uma pré-configuração do YouTube poderá ser selecionada. Se o conteúdo for para ser editado para produção em alta qualidade, será preferível uma pré-configuração para taxa de bits mais alta.
Configurações de StreamingA configuração dos parâmetros de streaming é realizada nessa página. As credenciais RTMP ou RTSP e parâmetros de codificação são adicionados. Embora uma pré-configuração não possa incluir as credenciais de streaming, as pré-configurações de codificação foram incluídas, para selecionar rapidamente um ajuste de codificação ideal, com base na resolução ou na taxa de bits desejada para a entrega. Há suporte para o carregamento de arquivos de configuração XML do Flash Media Server.
Ferramentas AdministrativasA nomeação do dispositivo, a configuração do IP, os ajustes de Data/Horário e várias outras tarefas são realizadas nessa página
Ferramentas ExtrasA Matrox fornece utilitários baseados em PC ou Mac para auxiliar na detecção do dispositivo Monarch em uma determinada rede. (É necessário um servidor DHCP)
Características Físicas
DimensõesComprimento: 5.60 in. (14.2 cm)
Profundidade: 4.30 in. (10.9 cm), sem que o SD-CARD esteja inserido.
Profundidade (com o SD-CARD inserido): 4.40 in. (11.2 cm)
Altura: 22 in. (3.1 cm), incluindo os pés de borracha
Peso0.66 lbs (300 gramas), sem contar a fonte de alimentação
Condições para operaçãoDe 32 a 104oF (De 0 a 40oC)
Entre 20 e 80% de umidade relativa (sem condensação)
Energia
  • Voltagem: 100-240V AC, 0.5A
  • Frequência: 50-60 Hz
  • Entrada: Adaptador externo AC/DC - IEC320-C14
  • Saída: +5VDC, 3A máx
  • Consumo total de energia: 15 Watts
  • Conector de Energia DIN4 com trava
Transporte e ArmazenagemAltitude Máxima para Operação: 3.000 metros
Altitude Máxima para transporte: 12.000 metros
Umidade na armazenagem: De 5 a 95% de umidade relativa (sem condensação)
Regulamentação
  • FCC Class B, CE Mark Class B, ACMA C-Tick Mark, VCCI
  • RoHS Directive 2002/95/EC
Garantia12 meses

Informações para o Pedido
MHD/IPart number Matrox Monarch HD
MRCH/RACK/KITKit de Montagem em Rack do Monarch. Pode acomodar até 03 unidades do Monarch HD em um espaço 1RU.
PWR/SUP/MHDFonte de alimentação do Monarch HD. Não inclui o cabo de força IEC-C8. Esses cabos devem ser adquiridos localmente.
Conteúdo do Kit
Na caixa
  • Dispositivo Matrox Monarch HD
  • Fonte de alimentação externa Matrox Monarch HD
  • Cabos de energia IEC-C8 (US, GB e EU)

Veja o vídeo do produto

https://www.youtube.com/watch?v=bO4gLUb3AHo